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Diagnóstico Organizacional em Vendas

Antes de tomar qualquer decisão sobre a sua organização de venda, faça um planejamento! Este é o conselho que damos a todos os nossos clientes que necessitam mexer com os processos, as atividades ou as ferramentas que o ajudam a vender seus produtos. E para planejar, nada melhor que ter antes um diagnóstico isento, feito por consultores especializados em vendas e marketing. O nosso serviço de Diagnóstico Organizacional em Vendas é simples, mas requisitado pelas empresas que necessitam rapidamente identificar seus principais pontos fortes e fracos em sua organização de venda, servindo no final do processo para que a alta direção da empresa tome as decisões de mudança que necessitarem e desejarem e para seguirem adiante com mais confiança e resultados.

A MGR propõe a seus clientes que conheçam suas necessidades organizacionais em vendas, para somente depois definir, com conhecimento de causa e fatos, as ações que necessitam ser implantadas em suas empresas para que vendam mais, melhor e sempre.

Desta forma, oferecemos o serviço de Diagnóstico Organizacional de Venda, através do qual toda empresa conseguirá conhecer à fundo sua cultura organizacional de vendas atual.

Com este conhecimento em mãos e a definição pela empresa de suas metas de aperfeiçoamento em vendas, conseguimos discutir com a alta direção da empresa um planejamento de evolução e crescimento comercial (e de venda) ao final do Diagnóstico. Este diagnóstico auxiliará a todos na empresa a compreenderam como alcançarão suas metas e objetivos estratégicos de venda, obtendo os resultados que todos buscam. Após apresentar o diagnóstico, nos reuniremos com a direção e gestores da empresa para auxiliá-los na definição das ações e estratégias que farão com que alcancem os objetivos determinados ao final do processo para sua organização de venda.

Quem deve realizar o Diagnóstico?

Os consultores da MGR indicam que toda empresa que acredite necessitar de melhorias em vendas, esteja buscando mais e melhores resultados em vendas ou esteja estruturando novas práticas e processos em vendas realize primeiro este Diagnóstico, antes de tomar alguma decisão. Com ele em mãos a empresa terá a certeza de que a estará investindo recursos, esforço e tempo em estratégias que realmente farão sentido e trará crescimento a empresa e a organização de venda da empresa.

Também indicamos este Diagnóstico para empresas de pequeno porte - que possuam até 6 pessoas a serem entrevistadas - e de médio porte - que possuam no máximo 30 pessoas a serem entrevistadas. Sabemos que empresas com quantidade de entrevistados superior a 30 costuma possuir uma organização de venda complexa, requerendo um método de Diagnóstico diferenciado e que passa por consultoria e planejamento.

Como é realizado o Diagnóstico?

O Diagnóstico é realizado através de entrevistas com os envolvidos no processo de vendas, normalmente abrangendo todos os colaboradores da empresa direta e indiretamente envolvidos com Vendas, em todos os níveis e englobando as áreas de Vendas, Marketing, Suporte ao Cliente, Suporte a Vendas e Gestão de Venda. O processo desenvolvesse através das cinco etapas a seguir detalhadas, com uma duração média de 3 a 5 semanas:

1. Especificação de Metas para Vendas

Nesta etapa definimos com a alta gerência e gerência da empresa as Metas que serão buscadas para o aperfeiçoamento da organização de venda e a melhoria da cultura de venda em direção a uma “cultura de venda de alta performance”. Estas servirão de parâmetro neutro para a avaliação do atual status da cultura de venda. Nesta etapa não há discussão alguma sobre que dificuldades a empresa acredita que sua organização de venda possa estar enfrentado, pois isso poderia afetar a condução dos trabalhos porvir.

2. Realização das Entrevistas Individuais

Nesta etapa são realizadas entrevistas pelos consultores da MGR, de forma isenta e imparcial, visando identificar o status atual da cultura de venda da empresa no que concerne aos aspectos de: Vendas, Marketing, Suporte e Gestão. As entrevistas utilizam um mesmo formulário para todos os entrevistados, sendo realizada por pessoal exclusivo e capacitado da MGR - nenhum representante do cliente atendido toma parte.

3. Análise das Informações Coletadas nas Entrevistas

Nesta etapa reunimos, compilamos e analisamos as informações coletadas durante as entrevistas individuais. O resultado apresentado é produzido somente pela MGR - sem a participação de qualquer membro da empresa cliente - em forma de uma apresentação executiva. Também poderão ser analisados documentos formais da empresa relativos as suas estratégias, processos e procedimentos em e para com vendas, visando complementar a análise, caso o consultor da MGR acredite ser necessário.

4. Apresentação do Diagnóstico

Nesta etapa é feita a apresentação dos resultados e das descobertas para todos os envolvidos nas entrevistas e, se for o desejo da empresa, para toda a empresa mesmo. O resultado apresentado é o Relatório Organizacional em Vendas e, por sugestão nossa, deve ser disponibilizado a todos os envolvidos no processo.

Nesta etapa costumamos promover opcionalmente uma palestra sobre “Cultura de Venda de Alta Performance” nos clientes que solicitam nosso Diagnóstico. Acreditamos que ela demonstra bem a sinergia que pode advir de uma cultura de venda sintonizada com o cliente e adotada por todos na empresa, bem como mostra a forma como esta cultura pode e deve evoluir para trazer mais satisfação, motivação e resultados.

5. Análise de Estratégias de Aperfeiçoamento

Nesta etapa é apresentada a alta gerência e gerência da empresa as sugestões de estratégias e ações que visem melhorar a cultura de venda atual numa cultura de venda de alta performance. Nesta reunião explicitaremos nossas recomendações, discutindo-as com a empresa e fechando um planejamento estratégico de aperfeiçoamento de vendas que atenda suas necessidades e recursos disponíveis. Ao final desta reunião será entregue um documento com as definições discutidas e estabelecidas.

 

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