Serviços Organizacionais Organizando e Preparando o capital intelectual e humano da sua empresa.

Consultoria Organizacional

O objetivo de um trabalho de consultoria é implantar mudanças nos processos de gestão da empresa de modo a causar melhorias representativas. Quando a empresa necessita reestruturar seus processos de gestão é importante a contratação de uma consultoria externa, que terá isenção na avaliação e na definição dos processos mais indicados para a situação da empresa. Uma consultoria externa também trará experiências bem sucedidas de diversas outras organizações que serão compartilhadas durante sua execução e que colaborarão com a melhor solução que a empresa desejar utilizar.

A base da metodologia que utilizamos nos projetos de consultoria é o envolvimento forte nas ações e a capacitação dos profissionais da empresa, com o objetivo de gerar uma base de conhecimento interno capaz de ancorar a continuidade dos trabalhos após a conclusão dos nossos serviços.

Processos que conduzem aos resultados!

Procuramos gerar de imediato um ganho da organização, através da implantação de sistemas de controle com o uso de banco de dados MS-Access e planilha MS-Excel, para manter as coisas simples, ou indicamos sistemas especializados que avalizamos e já implantamos. Seja qual for o sistema, eles são somente o complemento aos sistemas já existentes na empresa, sendo somente ferramentas que só serão uteis se forem utilizados no momento certo, por quem tenha o conhecimento necessário para tal.

É importante dizer que disponibilizamos este serviço para as áreas de conhecimento que dominamos: financeira, administrativa, comercial/vendas e marketing. No entanto, independente da área da sua empresa onde aplicamos nossa Consultoria Organizacional, utilizamos sempre o mesmo processo de consultoria abaixo descrito.

 

 

Processo MGR de Consultoria Organizacional

Durante uma intervenção consultiva típica, nossos consultores e os profissionais da empresa envolvida tem que cumprir um conjunto de atividades que são requeridas para que se alcance os propósitos e as mudanças desejadas. Descrevemos estas atividades como um “processo consultivo”, facilitando e alinhando os trabalhos e o tempo de todos os envolvidos.

Este processo possui um início claro – onde se iniciam os trabalhos e se estabelece um relacionamento e um fim – quando o consultor parte, concluindo seu trabalho e nosso serviço. Estre estes dois pontos do processo, dividimos o processo em diversas fases, as quais auxiliam a ambos, consultor e cliente, a serem sistemáticos e metódicos, evoluindo de fase a fase e de operação a operação, até a completude da consultoria.

Existem muitas formas de subdividirmos o processo consultivo e muitos consultores utilizam mais ou menos etapas, entretanto, por experiência, decidimos manter o processo o mais simples possível, mantendo somente as principais fases. A MGR escolheu um modelo de processo consultivo em cinco etapas que incluem: Sensibilização e Largada, Diagnóstico, Planejamento da Solução, Implantação e Finalização.

Sabemos que não é possível aplicarmos irrestrita e cegamente um modelo universal a todos os nossos serviços e a todas as empresas que atendemos, mas consideramos o nosso modelo um bom arcabouço sobre o qual nossos consultores têm executado seu trabalho e também estruturado e planejado projetos específicos de nossos clientes.

Quando utilizamos nosso modelo em uma situação concreta é possível que omitamos uma ou mais etapas e/ou fases ou permitamos que algumas se sobreponham, como, por exemplo: a implantação pode iniciar antes da conclusão do planejamento da solução ou, ainda, o diagnóstico detalhado pode não ser necessário ou pode ser integrado com o desenvolvimento de propostas de solução. Já tivemos situações onde a melhor dinâmica de trabalho foi trabalhar de trás para frente. Na mesma linha, a fase de avaliação pode servir não somente para o final de um projeto e a verificação dos resultados obtidos e das mudanças ocorridas, mas pode auxiliar na decisão de retomar algum ponto importante, utilizando uma outra abordagem de maior aperfeiçoamento.

Esta flexibilidade de aplicação que desenvolvemos em nosso processo consultivo tem sido útil para nos adequarmos com método as demandas que recebemos de diferentes clientes, de diferentes indústrias que atendemos e nas diferentes áreas de conhecimento em que trabalhamos.

Cada etapa é dividida em fases, que por sua vez pode ser subdividida em atividades, sendo elas decididas como sequenciais ou paralelas. Com já percebemos, tínhamos de ter um modelo que fosse flexível e utilizável em situações que requerem muita imaginação e criatividade – sua empresa não vai querer soluções padronizadas, não é?

Entendemos que o nosso processo consultivo é na verdade também um processo de realização de mudanças nas empresas onde intervirmos; pois sem mudanças realizadas, uma consultoria não tem como de dizer de sucesso. Um ponto importante nisso é que em nosso processo as mudanças que tem de ocorrer em sua empresa são planejadas, gerenciadas e implantadas com a ajuda dos nossos consultores.

 

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